RAVIH: cantor debate problemas sociais em ‘Além Do Seu Portão’

RAVIH: cantor debate problemas sociais em 'Além Do Seu Portão'
Créditos: Wendell Robleto

Você já ouviu falar de RAVIH? Ele é um cantor, compositor e produtor musical que vem se destacando no cenário do funk com suas letras que abordam temas como intolerância, diversidade e autoconhecimento. Seu primeiro single, “Além do seu portão”, já está disponível nas plataformas digitais e conta com um videoclipe incrível, gravado no Theatro Municipal de São Paulo. Vídeo esse que foi filmado em um plano-sequência e traz uma reflexão autocrítica sobre a dificuldade de lidar com as diferenças.

“Além Do Seu Portão” é o primeiro single do álbum “Próprio”!

“Além Do Seu Portão” é a primeira música a ser trabalhada pelo artista em seu futuro álbum “Próprio” e foi lançada no dia 15 de dezembro de 2023. A faixa é inspirada por uma reflexão autocrítica sobre a dificuldade de lidar com as diferenças e a necessidade de sair da zona de conforto e ampliar os horizontes. “Sempre é um momento bastante oportuno para combater e denunciar intolerâncias, especialmente a religiosa, que vem crescendo de forma assustadora”, aponta RAVIH, frisando que, segundo relatório da Agência Brasil, as ocorrências desse crime em São Paulo aumentaram muito em 2023, em sua maioria ataques contra religiões de matriz africana.

RAVIH é o único compositor da faixa, que tem a produção musical dividida com Arielly Porto, uma das principais produtoras do funk nacional. A música tem uma batida envolvente e uma letra que provoca o ouvinte a questionar os seus preconceitos e a se abrir para o novo. “Além do seu portão” é um funk que faz pensar e dançar ao mesmo tempo.

Como foi a gravação do videoclipe no Theatro Municipal de São Paulo?

O videoclipe de Além Do Seu Portão foi gravado em um take único no Theatro Municipal de São Paulo, um dos mais importantes e belos espaços culturais do país. A escolha do local foi uma forma de valorizar a arte e a cultura brasileiras, além de contrastar com o cenário periférico de onde RAVIH vem. O roteiro do clipe foi livremente inspirado no Mito da Caverna de Platão, no qual RAVIH buscou ilustrar “o movimento de sair do templo erguido ao próprio ego para tentar enxergar além da nossa bolha social”.

O clipe também contém referências à “Santa Ceia” de Leonardo Da Vinci, com RAVIH e seus convidados ocupando o lugar dos apóstolos. A ideia foi ampliar a discussão sobre a intolerância contra grupos minorizados, como negros, LGBTQIA+, mulheres e pessoas de religiões afro-brasileiras.

“Então se Jesus for preto, periférico e bissexual igual a mim, vamos crucificar ele de novo?”, questiona a introdução do vídeo.

O videoclipe foi dirigido pelo próprio RAVIH, em parceria com Karina Tigre e André Lessa, e foi um dos 120 projetos audiovisuais contemplados pela iniciativa formativa “Meu Olhar”, uma realização do Instituto Co.liga, SPcine, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Quem é RAVIH?

RAVIH é um artista de Parelheiros, zona sul de São Paulo, que começou a sua carreira musical em 2020, com o lançamento do seu EP de estreia, “Distância”. O trabalho chamou a atenção pela qualidade sonora e pela proposta de trazer um funk mais reflexivo e consciente, fugindo dos clichês do gênero. RAVIH se inspira em nomes como MC Tha, Rico Dalasam e Luiza Lian, que também fazem parte dessa nova geração de artistas que renovam o funk brasileiro.

Em 2023, RAVIH viveu um ano de transição, encerrando o ciclo do seu EP com uma turnê e um videoclipe na Europa, realizando um circuito de shows em espaços públicos das periferias de São Paulo e vencendo o Prêmio Pretas Potências na categoria “Audiovisual”. Agora, ele se prepara para lançar o seu primeiro álbum, “Próprio”, previsto para o primeiro semestre de 2024.

“Passei os últimos anos trabalhando duro para criar uma experiência narrativa, sonora e visual com esse disco… Estou feliz que finalmente chegou a hora de começar a compartilhar!”, comemora RAVIH.

Veja mais trabalhos do artista abaixo:

Não perca nada, acompanhe o Plop (@portalplop) também nas redes sociais!

Créditos de imagem: Wendell Robleto, Wendell Robletto.

Compartilhe o artigo!
Shareable URL
Post anterior

Rodrigo Tardelli ganha 6ª indicação como “Melhor Ator de Drama”

Next Post

NX Zero relança álbum “Agora” com remixes e áudio espacial/Dolby Atmos

Comentários 1
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o próximo