20 anos depois da criação e morte do Orkut!

20 anos de Orkut

Uma grande data chegou, o Orkut nesta quarta-feira, 24/01 completaria 20 anos de idade se ainda existisse. A exatamente duas décadas atrás nascia o Orkut, uma das redes sociais mais icônicas que ja passaram pelo seu pc Windows 2000.

Muitos podem achar até que ele seja a primeira rede social, mas não é viu. Esse título pertence a Classmates que foi criada por Randy Conrad em 1995.

Mas voltando ao Orkut, filiada ao próprio site de buscas mais popular do mundo. A plataforma nasceu lá em 2004 com o engenheiro turco Orkut Büyükkökten. Daí o nome peculiar que viralizou entre os jovens da época e se tornou um sucesso global.

A primeira rede social como conhecemos hoje!

O Orkut não foi o primeiro dos primeiros, mas foi aquele que nos mostrou o caminho para o que conhecemos hoje como rede social na internet. Foi nele, aliás, que tivemos o nosso primeiro cantinho de lazer, diversão, e reunião de amigos e família para falar de qualquer coisa que desse na telha pela internet. Eles iniciaram o caos mundo dos pensamentos livres pelo www.

Comunidades no Orkut

Se hoje a gente tem grupos no Facebook, e páginas específicas sobre um assunto no Instagram. Antes delas existiam as comunidades do Orkut. E eram dos mais variados assuntos possíveis. Confira alguns exemplos abaixo:

Stalkers pra toda obra!

A quem não amava ou odiava aquela função que só o Orkut possuía. Ver quem visitou o seu perfil era uma das coisas mais satisfatórias na minha opinião. Sempre que logava no Orkut era possível ver o nome das últimas pessoas que acessaram seu perfil. Com o passar do tempo isso até se tornou uma tática de flerte hahaha. Hoje a gente apela pros likes nas fotos antigas do Instagram de alguém né? Ou seria curtir Stories? Colocar no close friends? Quantas opções hahaha.

A praga da Colheita Feliz!

Quando a era dos jogos on-line começou a se inserir dentro da plataforma do Orkut. Um jogo se tornou uma febre única e de milhões de usuários. Ninguém mais queria mandar scraps, deixar depoimento, escrever pensamentos. Não, agora era apenas entrar no rede social para jogar a “Colheita Feliz” roubar a fazenda do amigo on-line, plantar milho e nada mais.

Buddy Poke

Olha, não vou criticar não! Eu até gostava viu. Esses bonecos digitais personalizáveis, eram uns queridinhos de muita gente. E a interação com o seu personagem mais o de seus amigos na plataforma deixava tudo mais divertido. Ainda mais pelas ações que a gente podia realizar com os bonecos. Beijar, dançar, bater, fazer pegadinha.

Enfim, era possível explorar uma infinidade de indiretas, e ficar tranquilo sobre isso, afinal “era apenas um jogo” não é.. Acho que foi daí que surgiu os primeiros momentos da internet sem limites que temos hoje, onde ninguém pensa antes de falar o que quer. Nessa época eu usufruía da minha criatividade naquele editor do Windows, o famoso Movie Maker para celebrar divas pop com clipes dançantes do Buddy Poke.

Facebook, o grande rival do Orkut

Apesar de ter sido criado com apenas um mês de diferença do Orkut, em fevereiro de 2004. O Facebook chegou no Brasil apenas em 2007. Época que o roxinho/purpura já dominava a internet em terras verde e amarelas. Mas aos poucos essa introdução começou a abocanhar cada vez mais pessoas.

O fim do Orkut

30 de setembro de 2014, a data que nunca vamos esquecer. O último dia de existência da rede social no mundo.

A rede foi desativada e apesar de muita gente neste período já ter migrado para outras redes sociais como o Facebook, Twitter, e Instagram que já estavam todos rodando por aí. A rede de scraps deixou um aperto no peito daqueles que viram um pedaço da sua nostalgia se tornar história gravada no passado.

O Orkut pode voltar?

Muitos já tocaram no assunto sobre o seu retorno do além-digital. Mas será que no mundo tecnológico de hoje trazer o nostálgico Orkut ainda seria viável? Vamos ser honestos, vocês usariam o ele hoje em dia? Eu mesmo já mal tenho tempo pra atualizar uma das várias redes atuais que existem, tanto pra âmbito pessoal quanto profissional. Imagina ter mais uma de volta só pela nostalgia do passado.

Agora falando a real. Em um mundo capitalista, reviver o Orkut poderia até funcionar, pois ele já tem nome feito. Mas seria necessária uma grande atualização. Além de tornar a novo Orkut uma rede que entregue a seus usuários algo totalmente único do que já existe no mercado hoje. Ele não pode voltar apenas com a velha forma. Não resistiria a competição e morreria na praia outra vez.

Não perca nada, acompanhe o Plop (@portalplop) também nas redes sociais!

Créditos de imagem: reprodução – Orkut.


Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Compartilhe o artigo!
Shareable URL
Post anterior

Jão anuncia nova data da “SUPERTURNÊ” no Allianz Parque após reunir 90 mil pessoas em São Paulo

Next Post

Esgotado: Projeto ‘Raiz’ de Lauana Prado é sucesso em São Paulo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o próximo

Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading