Juliette decide congelar óvulos “É muito bom ter poder de escolha”

Foto: reprodução / Instagram @juliette / Canva

A musa do BBB e diva da música Juliette, aos seus joviais 34 anos, surpreendeu seus seguidores ao revelar em uma postagem nas redes sociais que está embarcando em uma jornada de congelamento de seus preciosos óvulos.

Não sei se eu já comentei com vocês que eu vou começar o processo de congelamento de óvulos, porque a ‘gata’ já está com 34 [anos] e eu quero ter liberdade”, contou.

Juliette

Em seguida, ela detalhou os primeiros passos dessa aventura, mostrando toda a sua determinação e empoderamento.

“Comecei tomando essas vitaminas, depois vou fazer exames. Em seguida, vou tomar injeções e depois colher [os óvulos]. É muita coisa, mas o poder de escolha é muito bom”.

Juliette

Como funciona o processo de congelamento de óvulos?

No procedimento de criopreservação de óvulos, é realizado o congelamento dos óvulos da mulher a uma temperatura extremamente baixa de -196ºC. Edson Borges Jr, especialista na área médica e diretor do FERTGROUP, Instituto Sapientiae e Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida, explica que o processo começa com a indução da ovulação por meio de medicamentos que estimulam o crescimento e amadurecimento dos óvulos.

Uma vez que a paciente esteja sedada, os óvulos são coletados e posteriormente selecionados para identificar aqueles que estão em perfeitas condições de saúde. Esse cuidadoso processo garante a qualidade e viabilidade dos óvulos para uso futuro.

“Quanto ao congelamento, a técnica é feita com nitrogênio líquido, mantendo os óvulos à disposição da paciente para uma gravidez no futuro”, diz.

Edson Borges Jr

Óvulos contados, mulheres nascem com aproximadamente 2 milhões de unidades

Segundo esclarecimentos do médico, é importante ressaltar que uma mulher normalmente nasce com uma reserva de cerca de 2 milhões de óvulos, sendo que a perda desses óvulos começa desde os primeiros estágios da vida.

Com o passar do tempo, além da diminuição na quantidade, também ocorre uma queda na qualidade dos óvulos devido ao envelhecimento e enfraquecimento natural.

Por esse motivo, é altamente recomendado que o tratamento de criopreservação de óvulos seja realizado preferencialmente até os 35 anos de idade. Essa faixa etária é considerada ideal, pois as chances de sucesso na obtenção de óvulos saudáveis e com maior taxa de fertilidade são maiores.

Dessa forma, ao congelar os óvulos em uma idade mais jovem, a mulher tem a possibilidade de preservar a qualidade e viabilidade dos óvulos para uso futuro, garantindo maiores chances de sucesso em um tratamento de reprodução assistida quando decidir ter filhos.

“É um procedimento simples, mas mesmo assim a quantidade de mulheres que congelam óvulos ainda é muito pequena. Cerca de 10% das mulheres com 35 anos já perderam a capacidade de engravidar. Então, realmente a paciente precisa vir mais cedo para congelar os óvulos”, aconselha Edson Borges Jr.

Adiando a maternidade, até que idade é seguro ter filhos?

Segundo pesquisa recente da WIN, fornecedora de benefícios familiares, mil mulheres norte-americanas que optaram por postergar a maternidade para após os 35 anos citam relacionamentos, estilo de vida e questões financeiras como motivadores principais. Para uma decisão mais informada, o acompanhamento da fertilidade no check-up pode oferecer alternativas, como o congelamento de óvulos, recomendado a partir dos 30 anos, visando aprimorar a qualidade dos óvulos. Importante ressaltar que não há uma idade exata para usar os óvulos congelados, mas o Conselho Federal de Medicina sugere a utilização antes dos 50 anos, visando a segurança da saúde da paciente e do bebê.

Créditos de imagem: Divulgação: Digital Trix .


Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Compartilhe o artigo!
Shareable URL
Post anterior

Marcos & Belutti lançam o EP “15 Anos (Ao Vivo / Vol.1)”

Next Post

Sandy lança box especial para “Nós, Voz, Eles Ao Vivo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o próximo

Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading