Curta-metragem “Clara & Clarice” é exibido hoje (11), no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro

curta metragem Clara & Clarice

A Mostra Produção Audiovisual MAM, que acontecerá no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (11), às 14h, trará a obra “Clara & Clarice“, roteirizada e dirigida pela estudante de cinema Thaiane Soares. Este é um romance dramático resultado de um trabalho de curso da aluna, ministrado pelo renomado professor, roteirista e dramaturgo Pedro Emanuel, que coleciona uma bagagem de grandes trabalhos na Netflix, Multishow e muito mais. O projeto é uma realização da Linha Produções.

Estudando cinema no Centro Universitário Celso Lisboa, Thaiane comemora a exibição do curta-metragem, que foi produzido para o trabalho que tinha como objetivo, produzir um recorte de uma produção para streaming. 

Clara & Clarice é uma série dramática, na qual a ideia original se passa em uma casa de vidro que funciona como peça chave para mostrar todos os ângulos da relação desse casal com recurso de gravação interna e externa. A série toda é em formato tradicional, visando o frescor das técnicas cinematográficas joviais, utilizando a casa e as atrizes como recortes de enquadramento de cena. Com um tom lúdico poético, as cores frias complementam a atmosfera atual dessa relação que será evidenciada o tempo inteiro através das duas atrizes.

“Esse é o projeto que eu já tenho escrito  há algum tempo e que tenho muito carinho. Gravei uma versão dele de web piloto para o Rio Webfest em 2021 e agora nesse semestre na Celso Lisboa, para a aula do Pedro Emanuel. Meu grupo comprou a ideia e desenvolvi mais essa versão”, conta Thaiane. 

Temática importante

Em Clara & Clarice, o enredo gira em torno de Clara, uma escritora que enfrenta a pressão de concluir seu livro, enquanto lida com a perda de seu bebê, o naufrágio de seu relacionamento e sua busca por refúgio na bebida. Clarice, editora literária que pausou um sonho para realizar outro, se vê sozinha, perdida e frustrada na vida e em sua relação.

Clara & Clarice traz como inovação um cenário intimista e reflexivo de um tema extremamente importante, como a perda de um bebê dentro de uma relação homoafetiva e todo o desdobramento da crise a partir dessa alta quebra de expectativa. Um cenário majoritariamente único, podendo assim explorar cada espaço de forma aprofundada. Uma ordem cronológica praticamente à risca, pois a história inteira da primeira temporada se passa em uma noite.

“Fazer todo e qualquer projeto no audiovisual é sempre incrível, mas fazer algo roteirizado e dirigido por mim é gratificante em dobro. Clara & Clarice é um projeto muito especial que fala sobre o luto de duas mulheres que perdem seu bebê e o desdobramento que o quanto isso afeta a vida delas, um tema relevante, porém pouquíssimo abordado nas telas. Eu mesma nunca vi nenhum conteúdo abordado dessa forma, com isso temos um grande diferencial, para quem sabe conseguir desenvolver esse conteúdo em forma de série”, aponta a diretora. 

Equipe feminina

Protagonizada pelas atrizes Victoria Coimbra (Clara) e Mony (Clarice), Thaiane contou com o apoio de profissionais que fizeram o projeto acontecer e uma equipe inteiramente feminina. 

A atriz Victoria Coimbra afirma ter sido uma oportunidade especial integrar o elenco de Clara & Clarice. “Foi bem enriquecedor dar vida a uma das personagens. Apesar de ser breve, como atriz, consegui me envolver com a história”, conta. “Me senti super bem com a equipe e percebi que elas estavam bem comprometidas com o projeto, cuidando de cada detalhe”, ela completa sobre a equipe.

“Trabalhar com mulheres que realizam no audiovisual independente com todos os esforços e percalços, assim como eu também me proponho a fazer, é sempre incrível e estar junto delas nesse projeto é uma oportunidade de falar sobre assuntos delicados e processos subjetivos, como a perda e o luto, que cada uma de nós já viveu e ainda viverá no decorrer da nossa trajetória. Em relação a atuação, a Thai nos deixou bem livres para criarmos nossa conexão, a relação já existente entre a Clara e a Clarice, para que pudéssemos entregar o que cada cena pedia. As filmagens foram tranquilas, o set sempre muito acolhedor e leve, apesar do tema do filme ser forte e profundo. As expectativas são sempre as melhores. Quando a gente se engaja em um projeto, quer vê-lo no mundo, quer saber as percepções, como chega pra cada pessoa que encontra com ele. Estou animada e torcendo para que a gente consiga desenvolver ainda mais a história desse casal”, aponta Mony, que dá vida à personagem Clarice.

Os elogios à equipe e ao set de gravação mostram o profissionalismo e reforçam o quanto as mulheres estão mais que preparadas para estarem à frente das produções audiovisuais. 

“Foi uma experiência muito gostosa estar num set totalmente feminino. Fizemos um ambiente de muito respeito umas com as outras. Aprendi muitas coisas que ainda não havia experienciado como estudante de cinema”, declara Camila Matta, que assina a produção do projeto. 

“Participar deste projeto foi incrível, Clara e Clarice têm um lugar muito especial no meu coração desde o projeto 01. As gravações foram bem tranquilas e leves, fizemos tudo com bastante calma e cuidado para que nenhum imprevisto aconteça e atrapalhe o percurso”, relata Monalisa Alcântara, que assina o som e assistência de fotografia do trabalho.

A direção de arte ficou na responsabilidade de Idália Vieira, que aceitou o desafio de construir o universo das protagonistas do curta-metragem e também assina o figurino da trama. “Este foi um projeto que fiz com muito carinho e dedicação, fiz todo conceito visual artístico com muita delicadeza, foi incrível ter direcionado toda arte desse projeto. Gravações desafiadoras de certo modo, mas muito reconfortante trabalhar com pessoas que estão dispostas”.

Exibição no MAM

A exibição reúne equipe, atrizes e convidados, que terão a oportunidade de assistir o projeto finalizado pela primeira vez. “A expectativa para a exibição são as melhores, espero que todos gostem e quem sabe mais para frente a gente consiga desenvolver a série e distribuir em um streaming, podendo alcançar ainda mais pessoas, com esse tema tão importante”, finaliza Thaiane. 

Créditos de imagem: Divulgação – DD Assessoria.


Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Compartilhe o artigo!
Shareable URL
Post anterior

A 16ª Temporada de “RuPaul’s Drag Race” Vem Aí!

Next Post

Izack Under lança o sensual clipe de “Switch”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o próximo

Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading